segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Sindrome de asperger


Sou mãe de um autista, o melhor tratamento para autismo e o amor.



     Meu filho de 8 anos tem síndrome de asperger, que é como um autismo num grau mais leve, da um pouco de medo quando se fala em autismo, mesmo sendo um autismo leve quando procuramos informação percebemos que se for bem acompanhado a criança levara uma vida normal,mas sentimos tanto medo, medo do preconceito porque muitas acham que isso é uma deficiência mental, medo de alguém maltratar meu filho, medo do futuro de como será a vida dele na adolescência, na escola, na faculdade, na vida adulta.
     Um dos maiores problemas com meu filho é o relacionamento muitas vezes ele diz que os amiguinhos não gostam dele, que a professora não gosta dele, ele se senti muito inferiorizado perante os demais, ele tem problemas com auto estima, quando ele tinha 4 anos um coleguinha de escola disse que ele era gordo, então ele não queria ir mais para escola, chorava todos os dias, chegou ao ponto de ter dor de barriga quando entrava no carro para ir para escola, acho que não era a dor de barriga, mas a ansiedade de ter que ir para escola, o problema só foi resolvido quando conversei com a diretora da escola e ela conversou com ele, e o convenceu que ele era importante para eles, mas como uma criança de 4 anos passa por isso, dizer que outras crianças não gostam dele, isso já era uma característica da síndrome de asperger, mas que eu não tinha conhecimento ainda.
     Depois que tivemos ajuda medica, psicólogos, fonoaudiólogos as coisas começaram a ficar mais claras, é melhor descobrir o problema logo, só assim começamos a entender, a pesquisar e ajudar a criança, toda informação é bem vinda.
     Apesar dele ter sido alfabetizado esse ano com 8 anos, foi necessário que mudássemos ele de escola, ele estava no segundo ano e foi necessário frequentar a sala do primeiro ano para alfabetização, ele se encaixou mais, não se sente um burro como ele mesmo falava que ele era "burro" ele descobriu que é muito inteligente, ele é bom com números, com tecnologia então nem se fala, faz tantas coisas tao incríveis, tenho certeza que meu filho e brilhante.
     Ainda não se sabe de onde vem o autismo, síndrome de asperger, transtorno do espectro autista, mas o maior medo das pais de crianças tão incríveis é do nossos filhos sofrer, mais esse medo é tão irracional pois todos os pais sabem que seus filhos vão sofrer, não conseguimos evitar os tombos, os dores, as desilusões, sabemos que não vamos estar por perto a todo momento. Aquela sensação de que se pudéssemos ficaríamos com todas as suas dores para nós, isso não e só mãe e pai de autista, isso é ser mãe e pai.
     Autismo não é sentença de morte, se tiver que ser qualificado é mais apropriado dizer que e sentença de vida, uma vida diferente, uma vida rica de possibilidade.


Algumas das características dos autista:
Dificuldade de relacionamento
Problemas de comunicação
Baixa concentração e facilidade em se distrair
Interesses específicos
Problemas com mudanças no cotidiano ou quando algo sai da rotina
A síndrome de asperger é uma pertubação neurológica da família do transtorno do espectro autista que afeta de 3 a 7 em cada 1.000 crianças, mas cada criança tem os seus sintomas, por isso não tem uma lista precisa de sintomas da síndrome de asperger. Se você for procurar por sintomas vai achar muitos.
     Mas se você tem duvidas procure um neuro pediatra, não deixe de saber pois a vida do meu filho melhorou muito quando descobri a síndrome de asperger, eu pude conhecer melhor o meu filho saber das sua necessidades, conhecimento e informação é fundamental.
     Deixem suas experiencias e duvidas que podemos conversar mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário